Monday, November 5, 2007

Familia em rede... 3ºCapítulo - Aprendizagem

Neste capítulo o autor aborda principalmente a aprendizagem atravéz das tecnologias como o computador, e em que circustâncias elas se desevolvem.
Em relação aos softwares educativos, o autor apresenta muitas críticas. Contudo muitas das vezes, estas aplicações centram-se apenas nas animações e nos jogos, esquecendo-se da importância dada à interacção com a criança, sendo ela de forma muito superficial e de ter o sistema de Pergunta-Resposta, e assim não dar a oportunidade da criança pensar sobre o assunto e não estimulando a capacidade do aluno.
"A Aprendizagem é facilitada quando é autodirigida", esta citação do autor requer para uma fase importante deste capitulo, o Construtivismo que defende que a aprendizagem é mais eficaz quando é autodirigida, esta aprendizagem centra-se que a criança aprenda por si própiro atravéz de pesquisas e de acordo com os seus interesses e, por isso, põe em causa os modos de aprendizagem tradicional ( aprendizagem feita apartir da transmissão de conhecimentos, pai para filho, professor para aluno).
"Compreender é inventar" citado por Piaget. Assim o papel do professor deve ser de criar as condições para a invenção, em lugar de fornecer conhecimentos já consolidados.
Na minha opinião, os pais desta nova geração não se apercebem dos erros que cometem com os filhos atravéz das suas aprendizagem. Como por exemplo hoje em dia os pais preferem dar motas e carros motorizados que valem fortunas, ms pensado bem, estes novos brinquedos não vão estimular a coordenação motora da crinaça, como faz as biciletas e triciclos. Assim acontece também com os softwares educativos, existem os bons softwares e os maus. Os bons seram aqueles que estimulem a aprendizagem da criança fazendo com que ela pense sobre a resposta e que prepare a criança para adquirir essa aprendizagens em outros contextos.
Agora requer aos pais a capacidade de decidirem a melhor maneira da criança aprender.

No comments: